Contorno
Vamos iniciar pelo início. Nada melhor do que isso, apesar de dificilmente sabermos o que é esse início. Em algum lugar de sua obra, Winnicott nos diz que há muitos começos, o biológico e também o ontológico, entre outros.
As concepções de Ciência e Arte não podem ser fechadas em si mesmas; propiciam entre si uma alimentação continua que envolve a história de nossa época e a constituição de cada subjetividade que as acompanha. Assim as questões epocais também se alimentam das subjetividades que surgem.
Nessa perspectiva, a Psicanálise entra como elo entre a Religiosidade, a Mística, a Literatura, a Filosofia, a Teologia e a Poética em suas diversas narrativas, música e imagens autorais (fotos e vídeos), e conversa constantemente com todos aspectos da cultura e na contemporaneidade, todas temáticas nesta e desta página. Uma página que pretende valorizar uma Psicanálise do Feminino Ontológico, para além das questões de gênero, ainda que essas possam ser contempladas.
Esse sitio é um coletivo, formado pelos The outsiders, que farão contribuições em variadas áreas; grupo que de forma horizontal vem estudando Psicanálise, Filosofia, Literatura, mas que privilegia as relações pessoais e não só o conhecimento; sai para ouvir boa música, tomar um vinho, uma cervejinha ou simplesmente jogar conversa fora. Acreditamos que acima de tudo estamos criando um território para colocarmos nossas ideias e para aprofundarmos nossa amizade, no sentido que Pavel Florensky dá ao termo.
The Outsiders se origina de um grupo de pessoas curiosas e interessadas em Psicanálise, que se reúne em principio para estudar Freud e Marion Milner, a partir de 2011. Manifestação genuína do desejo de saber fora de um aparelho institucional; passa a ampliar seus interesses e seus participantes descobrem outros territórios afins. Novas pessoas se juntam ao grupo inicial; outras vão embora. Num primeiro momento, nos autodenominamos, por sugestão de Rogério Santos, como o Círculo de V. Mariana. Do grupo original continuam Rogério, William e Cristina.
A psicanálise ocupa o lugar de Core e de Veia condutora do sangue que alimenta, irriga e liga todos os territórios. Ao mesmo tempo, nossa amizade cresce e se fortifica, abrindo novos territórios. Em tom de brincadeira, passamos a nos referir ao grupo como “The Outsiders”. The Outsiders, no sentido dos que estão à margem, numa região entre territórios. Novos integrantes: Ricardo Telles de Deus, Adriana Pacchioni. João Pedro Javera, Paulo Henrique Curi Dias (Kito), Matheus Beralto, e a nossa última adesão: Ana Paula Aguiar, configuração atual do The Outsiders.
Um grupo com profundas ligações afetivas, extremamente heterógeno, condição de pluralidade na busca de um resgate da ideia inicial de vanguarda, que faça foco na experiência humana e a respeite acima de tudo.