Contorno

por Cris Gomes

Vamos iniciar pelo início. Nada melhor do que isso, apesar de dificilmente sabermos o que é esse início. Em algum lugar de sua obra, Winnicott nos diz que há muitos começos, o biológico e também o ontológico, entre outros.             

As concepções de Ciência e Arte não podem ser fechadas em si mesmas; propiciam entre si uma alimentação continua que envolve a história de nossa época e a constituição de cada subjetividade que as acompanha. Assim as questões epocais também se alimentam das subjetividades que surgem.  

Nessa perspectiva, a Psicanálise entra como elo entre a Religiosidade, a Mística, a Literatura, a Filosofia, a Teologia e a Poética em suas diversas narrativas, música e imagens autorais (fotos e vídeos), e conversa constantemente com todos aspectos da cultura e na contemporaneidade, todas temáticas nesta e desta página. Uma página que pretende valorizar uma Psicanálise do Feminino Ontológico, para além das questões de gênero, ainda que essas possam ser contempladas.

Esse sitio é um coletivo, formado pelos The outsiders, que farão contribuições em variadas áreas; grupo que de forma horizontal vem estudando Psicanálise, Filosofia, Literatura, mas que privilegia as relações pessoais e não só o conhecimento; sai para ouvir boa música, tomar um vinho, uma cervejinha ou simplesmente jogar conversa fora. Acreditamos que acima de tudo estamos criando um território para colocarmos nossas ideias e para aprofundarmos nossa amizade, no sentido que Pavel Florensky dá ao termo.

The Outsiders se origina de um grupo de pessoas curiosas e interessadas em Psicanálise, que se reúne em principio para estudar Freud e Marion Milner, a partir de 2011. Manifestação genuína do desejo de saber fora de um aparelho institucional; passa a ampliar seus interesses e seus participantes descobrem outros territórios afins. Novas pessoas se juntam ao grupo inicial; outras vão embora. Num primeiro momento, nos autodenominamos, por sugestão de Rogério Santos, como o Círculo de V. Mariana. Do grupo original continuam Rogério, William e Cristina.

A psicanálise ocupa o lugar de Core e de Veia condutora do sangue que alimenta, irriga e liga todos os territórios. Ao mesmo tempo, nossa amizade cresce e se fortifica, abrindo novos territórios. Em tom de brincadeira, passamos a nos referir ao grupo como “The Outsiders”. The Outsiders, no sentido dos que estão à margem, numa região entre territórios. The Outsiders se configura: Ricardo Telles de Deus, Adriana Pacchioni. João Pedro Javera, Rogério Santos e William Winkler e Cristina Gomes.

Um grupo com profundas ligações afetivas, extremamente heterógeno, condição de pluralidade na busca de um resgate da ideia inicial de vanguarda, que faça foco na experiência humana e a respeite acima de tudo.